A DINÂMICA DOS MODOS DE PRODUÇÃO: PARA ONDE NOS LEVA A HISTÓRIA?
Palavras-chave:
Modo de produção. Feudalismo. Capitalismo. Socialismo. Revolução Russa. Revolução Chinesa.Resumo
RESUMO
Marx criou o conceito de modo de produção para apreender a dinâmica socioeconômica das formações humanas, levantando com isso o problema da caracterização de cada formação e de sua passagem ou de sua historicidade à medida que as contradições internas de cada modo de produção conduzem a outro. Em seus textos discute a transição do feudalismo ao capitalismo a partir desse ponto, bem como coloca o problema da passagem ao socialismo como época em que a humanidade deixaria para trás sua pré-história. Depois de Marx tivemos experiências socialistas em diversas partes do mundo, destacando-se as experiências soviética e chinesa. O desafio é perceber sua amplitude e seus limites, perceber como se mostra o devir histórico e quais as suas promessas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).