Uma análise ambiental da Hidrovia Paraná-Paraguai e do Eixo Rodoviário da Integração

Authors

  • Sigrid de Mendonça Andersen Universidade de Aberdeen, Escócia

Abstract

Dois pŕojetos de infra-estrutura viária encontram-se hoje na agenda do Mercosul, criados para permitir o transporte mais rápido e eficiente de pessoas e mercadorias entre os quatro países: a Rodovia da Integração Sul-americana, ,que ligará São Paulo a Buenos Aires; e a Hidrovia Paraná-Paraguai, que vai de Cáceres (Brasil) até o porto de Nova Palmira (Uruguai). Esse artigo descreve as várias implicações ambientais que poderão ocorrer com a construção desses obras, analisa como a questão ambiental vem sendo abordada nos Subgrupos Técnicos de Transporte instruídos pelo Tratado de Assunção e sugere ao Grupo Mercado Comum (GMC) uma política que integre o setor dos transportes no contexto geral do desenvolvimento sustentado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sigrid de Mendonça Andersen, Universidade de Aberdeen, Escócia

Socióloga, Doutoranda em Meio Ambiente pela Universidade de Aberdeen, Escócia, e consultura Ambiental.

Published

2011-11-03

How to Cite

Andersen, S. de M. (2011). Uma análise ambiental da Hidrovia Paraná-Paraguai e do Eixo Rodoviário da Integração. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (83), 17–32. Retrieved from https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/375