Uma análise ambiental da Hidrovia Paraná-Paraguai e do Eixo Rodoviário da Integração

Autores/as

  • Sigrid de Mendonça Andersen Universidade de Aberdeen, Escócia

Resumen

Dois pŕojetos de infra-estrutura viária encontram-se hoje na agenda do Mercosul, criados para permitir o transporte mais rápido e eficiente de pessoas e mercadorias entre os quatro países: a Rodovia da Integração Sul-americana, ,que ligará São Paulo a Buenos Aires; e a Hidrovia Paraná-Paraguai, que vai de Cáceres (Brasil) até o porto de Nova Palmira (Uruguai). Esse artigo descreve as várias implicações ambientais que poderão ocorrer com a construção desses obras, analisa como a questão ambiental vem sendo abordada nos Subgrupos Técnicos de Transporte instruídos pelo Tratado de Assunção e sugere ao Grupo Mercado Comum (GMC) uma política que integre o setor dos transportes no contexto geral do desenvolvimento sustentado.

Biografía del autor/a

Sigrid de Mendonça Andersen, Universidade de Aberdeen, Escócia

Socióloga, Doutoranda em Meio Ambiente pela Universidade de Aberdeen, Escócia, e consultura Ambiental.

Publicado

2011-11-03

Cómo citar

Andersen, S. de M. (2011). Uma análise ambiental da Hidrovia Paraná-Paraguai e do Eixo Rodoviário da Integração. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (83), 17–32. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/375