A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ

Autores/as

  • Thiago Engels
  • Rogério Allon Duenhas Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palabras clave:

Economia, Desenvolvimento Social, Administração Pública

Resumen

O presente artigo se debruça sobre a análise da aplicação da Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000) entre os anos de 2009 e 2019, no Brasil, a partir de sínteses estatísticas extraídas da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. O objetivo foi o de investigar como esse mecanismo tem sido apropriado pelos diversos setores econômicos no país. De natureza aplicada, abordagem descritiva e método predominantemente quantitativo, a análise parte de um dado cenário já amplamente debatido - a crônica e estrutural dificuldade encontrada por jovens brasileiros para acessar o mercado de trabalho e sustentar sua permanência na escola. Em termos gerais, constata-se que o potencial de absorção da mão-de-obra jovem, definido pelo referido dispositivo legal, não tem sido suficientemente explorado no conjunto da economia. Em todo o país, o volume de contratações alcança não mais que 3% sobre os trabalhadores celetistas, quando o dispositivo estabelece seu limite em 15%. Esse fato que ganha especial relevância dado o atual contexto da aguda crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de promoção do emprego e distribuição de renda que, no caso dos jovens, pode se configurar em incentivos que atenuem as taxas de abandono/evasão escolar e suas consequências de médio e longo prazos. Dentre as hipóteses que possam explicar tal fenômeno constam: a insuficiência de fiscalização, a ausência de políticas de incentivo às empresas e a inexistência de mecanismos de retenção dos aprendizes.

Biografía del autor/a

Thiago Engels

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Rogério Allon Duenhas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2000) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2013). Visitou a Universidade de Newcastle University (2012 - Doutorado Sanduíche). Foi pesquisador na Federeção das Indústria do estado do Paraná. Trabalha atualmente como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Experiência na área de Economia com ênfase em Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento do ensino superior, eficiência, eficácia, educação e desenvolvimento regional.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Engels, T., & Duenhas, R. A. (2021). A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ. Revista Paranaense De Desenvolvimento, 41(139). Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146