IDENTIFICAÇÃO DE SETORES ESTRATÉGICOS PARA A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DO ESTADO DO PARANÁ APÓS A PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

  • Umberto Antonio Sesso Filho Universidade Estadual de Londrina - UEL.
  • Paulo Rogério Alves Brene Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Ronaldo Raemy Rangel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Luan Vinícius Bernardelli Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Palabras clave:

Pandemia, Insumo-produto, Paraná, Recuperação econômica

Resumen

O objetivo do estudo foi identificar setores estratégicos para a recuperação econômica do estado do Paraná após a pandemia do novo coronavírus. A ferramenta utilizada foi a matriz insumo-produto e os indicadores econômicos calculados com o uso do sistema inter-regional  Paraná-Restante do Brasil do ano de 2018. Os índices de ligações intersetoriais indicaram os setores motrizes da economia estadual sendo Indústria alimentar, Construção, Comércio e Transporte terrestre. Os resultados obtidos da geração de produção, emprego e rendimento do trabalho mostraram maiores valores para os setores Têxtil e vestuário, Comércio, Alojamento e alimentação, Educação, Saúde e Desenvolvimento de sistemas. Este último setor é importante para o surgimento de micro e pequenas empresas. As ações de incentivo aos setores estratégicos para recuperação econômica abrangem cursos de qualificação profissional, microcrédito, incubadoras de empresas e atividades de extensão para disseminação de novas tecnologias de comunicação e vendas.

Biografía del autor/a

Umberto Antonio Sesso Filho, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Engenheiro agrônomo, doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

 

Paulo Rogério Alves Brene, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Economista, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Ronaldo Raemy Rangel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Economista, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Luan Vinícius Bernardelli, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Economista, doutor em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Publicado

2022-05-02

Cómo citar

Sesso Filho, U. A., Alves Brene, P. R., Rangel, R. R., & Bernardelli, L. V. (2022). IDENTIFICAÇÃO DE SETORES ESTRATÉGICOS PARA A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DO ESTADO DO PARANÁ APÓS A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Paranaense De Desenvolvimento, 42(140). Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1168

Número

Sección

Dossiê: Estrutura e Dinâmica da Economia Paranaense . Organizador Prof. Alexandre Alves Porsse