IDENTIFICAÇÃO DE SETORES ESTRATÉGICOS PARA A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DO ESTADO DO PARANÁ APÓS A PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Pandemia, Insumo-produto, Paraná, Recuperação econômicaResumo
O objetivo do estudo foi identificar setores estratégicos para a recuperação econômica do estado do Paraná após a pandemia do novo coronavírus. A ferramenta utilizada foi a matriz insumo-produto e os indicadores econômicos calculados com o uso do sistema inter-regional Paraná-Restante do Brasil do ano de 2018. Os índices de ligações intersetoriais indicaram os setores motrizes da economia estadual sendo Indústria alimentar, Construção, Comércio e Transporte terrestre. Os resultados obtidos da geração de produção, emprego e rendimento do trabalho mostraram maiores valores para os setores Têxtil e vestuário, Comércio, Alojamento e alimentação, Educação, Saúde e Desenvolvimento de sistemas. Este último setor é importante para o surgimento de micro e pequenas empresas. As ações de incentivo aos setores estratégicos para recuperação econômica abrangem cursos de qualificação profissional, microcrédito, incubadoras de empresas e atividades de extensão para disseminação de novas tecnologias de comunicação e vendas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).