Configuração da rede urbana do Brasil

Autores/as

  • Diana Meirelles da Motta DIPRU - IPEA (Brasília/DF)
  • Cesar Ajara IBGE

Palabras clave:

Cidades, Rede urbana, Municípios, Aglomerações urbanas, Desenvolvimento regional

Resumen

Este artigo sumariza os resultados do estudo Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil, o qual tem por objetivo analisar a atual configuração e as tendências de evolução da rede urbana, enfocando as transformações ocorridas no processo de crescimento demográfico, funcional e espacial das cidades brasileiras. É também sua finalidade contribuir para a definição de estratégias de apoio à formulação e à execução da política urbana nacional, bem como subsidiar as políticas setoriais e territoriais. Esse trabalho incorporou os estudos Regiões de Influência das Cidades, Tipologia dos Municípios Brasileiros e Aglomerações Urbanas para Fins Estatísticos, elaborados no âmbito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e abrangeu os processos econômicos gerais e regionais nas décadas de 80 e 90 que estão na base da estruturação e do desenvolvimento da rede urbana. A análise resultou em três produtos referenciais básicos: a hierarquia da rede urbana, os sistemas urbano-regionais e as aglomerações urbanas do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diana Meirelles da Motta, DIPRU - IPEA (Brasília/DF)

Arquiteta,  coordenadora-geral do estudo Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil e coordenadora-geral de Política Urbana, DIPRU - IPEA (Brasília/DF).

Cesar Ajara, IBGE

Pesquisador e coordenador do estudo de Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil no âmbito do IBGE.

Publicado

2011-09-26

Cómo citar

Motta, D. M. da, & Ajara, C. (2011). Configuração da rede urbana do Brasil. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (100), 5–23. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/222

Número

Sección

Artigos