Avaliação da gestão integrada de serviços, processos e informações do E-Gov de uma prefeitura paranaense
Palabras clave:
E-Gov, Gestão integrada de serviços, processos e informações, Tecnologia da informação e da comunicaçãoResumen
As soluções atuais para sistemas de internet estão cada vez mais presentes e incorporadas à vida cotidiana dos cidadãos. Elas proporcionam auxílio à gestão e desenvolvimento urbano, produzindo indicadores para a efetiva implantação de um sistema de governo eletrônico (E-Gov), que pode ser definido como a aplicação das tecnologias da informação e da comunicação às atividades públicas. Possibilitam um padrão de relacionamento entre cidadãos e prefeituras municipais, oferecendo serviços disponibilizados 24 horas, alinhados às necessidades da população. O objetivo da pesquisa sintetizada neste artigo é avaliar a gestão integrada dos serviços, processos e informações do E-Gov municipal e seus mecanismos de integração. O método da pesquisa utilizado foi o avaliativo e refere-se à prefeitura de São José dos Pinhais/PR, que foi o único município da Região Metropolitana de Curitiba onde não houve reeleição de prefeito no pleito 2008 e possui mais de 200 mil habitantes. A pesquisa foi realizada “longitudinalmente” nos mandatos 2005-2008 e 2009-2012. Com os resultados, verificou-se que a prefeitura tem ciência de que o E-Gov poderá agilizar e reduzir custos na entrega dos serviços municipais. Mas ainda esbarra em dificuldades com relação à gestão integrada, tanto em processos de trabalho de âmbito interno como na definição de seus parâmetros e oferta de serviços; integração das informações em nível horizontal e vertical; e variáveis políticas, técnicas, financeiras e processuais que dificultam o seu avanço.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-02-09
Cómo citar
Funai, M. T., & Rezende, D. A. (2012). Avaliação da gestão integrada de serviços, processos e informações do E-Gov de uma prefeitura paranaense. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (118), 67–85. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/244
Número
Sección
Artigos
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
