A situação social da América Latina e seus impactos sobre a família e a educação: questionamentos e buscas

Autores/as

  • Bernardo Kliksberg Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social - INDES/BID

Palabras clave:

Desigualdades sociais, Políticas públicas, Família, Educação, Governabilidade

Resumen

A América Latina concentra hoje expressivos setores da sociedade vivendo abaixo da linha da miséria. No Brasil, estima-se que 43,5% da população ganhe menos de 2 dólares por dia e 40 milhões de pessoas vivam na miséria absoluta. Essa situação de pobreza é agravada pelo quadro de desigualdade na distribuição de renda, encontrando-se a América Latina com o pior coeficiente no âmbito mundial. As acentuadas disparidades sociais da região têm impactos negativos sobre a capacidade de poupança nacional, sobre a dinâmica do mercado interno e sobre a saúde pública, favorecendo a exclusão social, corroendo a confiança interna e debilitando a governabilidade democrática. A família e o sistema educacional, como matrizes formadoras do capital humano de uma sociedade, são pois afetados negativamente pelo impacto da pobreza e da iniqüidade. Este artigo busca apresentar um panorama da questão social na América Latina, enfatizando dois de seus principais pilares: a família e a educação.

Biografía del autor/a

Bernardo Kliksberg, Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social - INDES/BID

Coordenador do Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social (INDES/BID). Professor honorário da Universidade Nacional de Buenos Aires, Argentina.

Publicado

2011-10-13

Cómo citar

Kliksberg, B. (2011). A situação social da América Latina e seus impactos sobre a família e a educação: questionamentos e buscas. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (96), 3–32. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/264

Número

Sección

Artigos