A situação social da América Latina e seus impactos sobre a família e a educação: questionamentos e buscas
Palabras clave:
Desigualdades sociais, Políticas públicas, Família, Educação, GovernabilidadeResumen
A América Latina concentra hoje expressivos setores da sociedade vivendo abaixo da linha da miséria. No Brasil, estima-se que 43,5% da população ganhe menos de 2 dólares por dia e 40 milhões de pessoas vivam na miséria absoluta. Essa situação de pobreza é agravada pelo quadro de desigualdade na distribuição de renda, encontrando-se a América Latina com o pior coeficiente no âmbito mundial. As acentuadas disparidades sociais da região têm impactos negativos sobre a capacidade de poupança nacional, sobre a dinâmica do mercado interno e sobre a saúde pública, favorecendo a exclusão social, corroendo a confiança interna e debilitando a governabilidade democrática. A família e o sistema educacional, como matrizes formadoras do capital humano de uma sociedade, são pois afetados negativamente pelo impacto da pobreza e da iniqüidade. Este artigo busca apresentar um panorama da questão social na América Latina, enfatizando dois de seus principais pilares: a família e a educação.Descargas
Publicado
2011-10-13
Cómo citar
Kliksberg, B. (2011). A situação social da América Latina e seus impactos sobre a família e a educação: questionamentos e buscas. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (96), 3–32. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/264
Número
Sección
Artigos
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).