DA META ECONÔMICA À EFETIVIDADE DO DIREITO: NOVAS PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO
Palavras-chave:
Crescimento econômico. Desenvolvimento. Direitos humanos. Direito ao desenvolvimento. Efetividade.Resumo
O presente artigo parte de dois importantes paradigmas relativos à ideia de desenvolvimento, consistentes nas noções de desenvolvimento humano e de direito ao desenvolvimento, sendo este último o arcabouço mais amplo de direitos fundamentais, econômicos, sociais e ambientais passíveis de exigibilidade frente ao Estado. Pressupõe-se, antes de tudo, um avanço histórico nestes paradigmas, em especial no que diz respeito à conquista de direitos e, sobretudo, no maior grau de viabilidade de sua efetivação, característica marcante da noção de direito ao desenvolvimento. Assim, tem-se que a ideia de desenvolvimento já não é mais tratada apenas como uma meta puramente econômica, mas de fato como um verdadeiro direito humano. Neste sentido, portanto, o presente artigo tem por objetivo identificar os principais aspectos do processo de mudança de paradigma no fenômeno do desenvolvimento, analisando suas transformações e o surgimento de novas perspectivas, perpassando a noção de desenvolvimento humano até chegar na ideia de direito ao desenvolvimento. Metodologicamente, a presente pesquisa utiliza o método de abordagem hipotético-dedutivo, partindo-se do problema mencionado para verificar a hipótese oferecida e cumprir o objetivo geral apresentado, sem perder de vistas a perspectiva crítica acerca dos fenômenos estudados. Quanto às técnicas de pesquisa, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental. Ao final, a contribuição reconhece e destaca a imprescindibilidade dos avanços paradigmáticos abordados para que a noção de desenvolvimento obtenha maior grau de efetividade, recorrendo-se, para isto, ao papel fundamental das potencialidades do direito ao desenvolvimento, o que adquire maior relevo no atual contexto de políticas públicas deficitárias.Downloads
Publicado
2022-05-02
Como Citar
Tawfeiq, R. (2022). DA META ECONÔMICA À EFETIVIDADE DO DIREITO: NOVAS PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 42(140). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1156
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).