ANÁLISE DA ESPECIALIZAÇÃO DA ESTRUTURA PRODUTIVA AGROPECUÁRIA DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE PARANAVAÍ-PR
Resumo
As cadeias produtivas agropecuárias configuram um importante produtor de excedente para exportação, tornando-se assim fontes de especialização para diversas regiões e municípios. O presente trabalho analisa o nível de especialização das atividades agropecuárias da Região Administrativa de Paranavaí entre os anos de 2012 e 2021. A medida de especialização adotada é o Quociente Locacional, que permite identificar as atividades agropecuárias específicas na Região Administrativa de Paranavaí, a nível municipal, e que demonstram algum grau de especialização em relação ao estado do Paraná. Além disso, busca-se analisar a variação desse nível de especialização entre os anos de 2021 e 2012. Os resultados revelaram a eficácia do método em identificar atividades especializadas, destacando sua distribuição geográfica e evolução temporal. Observou-se uma concentração significativa em determinadas atividades, com alto grau de especialização, especialmente para Ginseng/Pfafia, Seringueira (látex), Urucum, Arroz irrigado, Capim Limão (verde) e Amendoim.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).