Agropecuária Paranaense: desigualdades regionais de produtividade nos anos censitários de 1995/96 e 2006
Palavras-chave:
Agropecuária. Produtividade. Disparidades Regionais. Paraná.Resumo
Este estudo aborda as diferenças e determinantes da produtividade da terra e do trabalho na agropecuária paranaense em suas mesorregiões, com base nos dados do Censo Agropecuário de 1995/96 e 2006. Buscou-se por meio de indicadores de produtividade e técnicas estatísticas, evidenciar a existência de disparidades. Os dados apontam para uma elevação das diferenças nas produtividades das mesorregiões e Estado. Disparidades regionais evidenciam uma trajetória que pode estar ocorrendo no Estado em razão do conhecimento e difusão de técnicas de produção mais eficientes entre as regiões. Observou-se que os investimentos, insumos, máquinas, assistência técnica, área explorada e energia, trouxeram impactos positivos sobre a produção no Estado e suas regiões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-22
Como Citar
Felema, J., Ferreira, C. R., Devidé Junior, A., & Barbosa, O. C. (2014). Agropecuária Paranaense: desigualdades regionais de produtividade nos anos censitários de 1995/96 e 2006. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 35(127), 115–134. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/687
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
