Caracterização socioeconômica da atividade leiteira do Paraná
Palavras-chave:
Leite, Produtor Rural, Tecnologia, Paraná, Regionalização.Resumo
Este estudo teve por objetivo geral elaborar um diagnóstico do setor leiteiro paranaense abordando os diversos aspectos que envolvem a produção primária, destacando a tecnologia empregada na produção de leite. Priorizou-se, também, a família do produtor, o processo produtivo e a tecnologia empregados, entre outros. A análise considerou dois níveis de agregação: Paraná e principais baciasleiteiras do Estado. Os resultados indicam que existe grande heterogeneidade entre os produtores que participam do mercado e as regiões do Estado. A região Centro-Oriental conta com uma parcela significativa de produtores com elevado nível tecnológico, enquanto as regiões Oeste e Sudoeste revelam crescimento expressivo da produção e avanços na adoção de tecnologia. Para o conjunto do Estado observou-se, nos últimos dez anos, uma extraordinária expansão da produção e da produtividade, além de avanços na genética do rebanho e nas práticas de manejo. No entanto, existem algumas condições que podem dificultar o desenvolvimento do segmento leiteiro paranaense, tais como: elevada proporção de animais mestiços, baixa adoção de inseminação artificial e restrições de acesso à assistência técnica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-12
Como Citar
Bazotti, A., Nazareno, L. R. de, & Sugamosto, M. (2012). Caracterização socioeconômica da atividade leiteira do Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (123), 213–234. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/73
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
