O Capital Social e a Rede Leiteira de São Jorge D’Oeste, no Paraná
Palavras-chave:
Economia, Desenvolvimento socialResumo
Este estudo tem como temática o capital social e sua importância para o desenvolvimento. Nesse sentido, apresenta os resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar o capital social existente na rede leiteira do município de São Jorge D’Oeste, localizado no Sudoeste do Paraná. O estudo aborda a pesquisa qualitativa de caráter descritivo e explicativo, utilizando como técnicas de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e a observação. Na análise dos resultados foram utilizados os softwares UNICET 6.392 e NetDraw para a verificação da centralidade dos atores da rede e a construção do sociograma, buscando demonstrar os laços existentes na rede. Ainda, os dados são analisados mediante os procedimentos prescritos para análise de conteúdo. Quanto aos resultados, identificou-se a presença de um bom nível de capital social no cenário investigado, com o estabelecimento de fortes laços entre os atores da rede leiteira. Pôde-se inferir que a importância da bovinocultura de leite é singular para os pequenos produtores, bem como para a economia local. A rede social estudada revelou que o capital social existente contribui para o desenvolvimento desses produtores, trazendo benefícios e conquistas pelos laços de confiança, reciprocidade e cooperação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
