Precificação das ações da Petrobras: uma análise do conflito de agência no caso Pasadena

Autores

  • Antônio Fernando Ferreira Leite Universidade de Brasilia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Marcelo Driemeyer Wilbert Universidade de Brasilia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Andre Luiz Marques Serrano Universidade de Brasilia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Palavras-chave:

Teoria da agência. Estudo de eventos. Governança corporativa. Retorno anormal. Hipótese de eficiência do mercado.

Resumo

Esta pesquisa busca verificar em que medida o retorno das ações da Petrobras, negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) foi influenciado pelas informações divulgadas a respeito da compra, pela Petrobras, da Refinaria de Pasadena/EUA, evento com características de conflito de agência. A pesquisa empírica teve como aporte teórico a governança corporativa, a teoria da agência e o estudo de eventos. Para o referido fim, foram definidos os exercícios de 2012/2014 como escopo para o levantamento das informações relevantes divulgadas na mídia sobre a compra da mencionada refinaria. O procedimento metodológico utilizado foi o Estudo de Eventos, a partir do qual foi possível mensurar se ocorreu ou não Retornos Anormais Acumulados dentro dos períodos observados (Janelas do Evento). Foram definidas quatro janelas: uma em 2012, exercício em que se tornou relevante o caso Pasadena, em razão do possível superfaturamento e prejuízo na compra da refinaria; outra em 2013, exercício com pouca exploração do caso pela imprensa; e duas janelas em 2014, ano de maior exploração do assunto, tendo sido instalada uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. O resultado consolidado referente às ações PETR3 e PETR4, em cada janela do evento, apresentou Retornos Anormais Acumulados, o que, por sua vez, reflete assimetria informacional, com indícios de conflito de agência na relação entre o acionista majoritário (União) e os acionistas minoritários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Fernando Ferreira Leite, Universidade de Brasilia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Especialista de Auditoria Financeira

Marcelo Driemeyer Wilbert, Universidade de Brasilia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Professor Doutor da FACE UnB

Professor Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Ciencias Contabeis

Andre Luiz Marques Serrano, Universidade de Brasilia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Professor Doutor da FACE UnB

Professor Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Ciencias Contabeis

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Leite, A. F. F., Wilbert, M. D., & Serrano, A. L. M. (2016). Precificação das ações da Petrobras: uma análise do conflito de agência no caso Pasadena. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 37(131), 215–236. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/824