Alimentación Escolar: de la soja a la comida de verdad
Palabras clave:
Alimentación escolar. Agricultura familiar. Seguridad alimentaria y nutricional.Resumen
En este artículo se analiza una experiencia de gestión estatal en el área de la alimentación escolar (AE), desarrollada en Paraná, teniendo como piedra angular las transformaciones históricas realizadas en el perfil de su pauta alimentaria. Se destacan los resultados de las decisiones políticas sobre esa pauta, en la óptica de la participación de la agricultura familiar como elemento estratégico para el fortalecimiento del sistema agroalimentario local/regional, así como su potencial en la promoción de la nutrición adecuada a los escolares, mediante el acceso a una alimentación más sana. Así, se observa la historicidad del programa estadual de alimentación escolar en la perspectiva de la seguridad alimentaria y nutricional, discutiendo avances y retrocesos en el escenario de las políticas sociales nacionales y estatales, y sus repercusiones sobre el derecho humano a la alimentación adecuada y sobre la estrategia de soberanía alimentaria.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
