Perspectivas sobre o Desenvolvimento Rural Brasileiro: notas teóricas

Autores

  • Mario Sérgio Pedroza Lobão Instituto Federal do Acre - IFAC
  • Jefferson Andronio Ramundo Staduto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Perspectivas emergentes. Desenvolvimento rural. Brasil. Notas teóricas.

Resumo

O desenvolvimento rural tem assumido novos formatos e funcionalidades ao longo dos anos na história mundial e brasileira. As novas relações sociais incorporadas no meio rural têm trazido desafios e elementos basais antes não existentes, como a pluriatividade,o entendimento do rural para além do setor agrícola, a produção familiar, a realização de atividades não agrícolas, a transformação de bens intangíveis em bens econômicos como a paisagem, o sossego, o silêncio, dentre outros. Diante disso, busca-se discutir as perspectivas emergentes visualizadas nesse novo desenvolvimento rural, com destaque ao caso brasileiro. Vale frisar que o Estado assume papel central nessa mudança, especialmente com a indução e adequação das políticas públicas de desenvolvimento rural adotadas recentemente. O rural de hoje não é mais aquele do passado. Tem-se um novo rural em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE), Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC), Graduado em Ciências Econômicas (UFAC) e Docente de Economia no Instituto Federal do Acre (IFAC).

Jefferson Andronio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)


Doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela ESALQ/USP, Bacharel em Engenharia Agronômica e professor dos Programas de Pós-graduação em Economia (Mestrado) e Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado/Doutorado)

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Lobão, M. S. P., & Staduto, J. A. R. (2018). Perspectivas sobre o Desenvolvimento Rural Brasileiro: notas teóricas. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 39(135), 13–27. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/964

Edição

Seção

Artigos