Perspectivas sobre o Desenvolvimento Rural Brasileiro: notas teóricas
Palavras-chave:
Perspectivas emergentes. Desenvolvimento rural. Brasil. Notas teóricas.Resumo
O desenvolvimento rural tem assumido novos formatos e funcionalidades ao longo dos anos na história mundial e brasileira. As novas relações sociais incorporadas no meio rural têm trazido desafios e elementos basais antes não existentes, como a pluriatividade,o entendimento do rural para além do setor agrícola, a produção familiar, a realização de atividades não agrícolas, a transformação de bens intangíveis em bens econômicos como a paisagem, o sossego, o silêncio, dentre outros. Diante disso, busca-se discutir as perspectivas emergentes visualizadas nesse novo desenvolvimento rural, com destaque ao caso brasileiro. Vale frisar que o Estado assume papel central nessa mudança, especialmente com a indução e adequação das políticas públicas de desenvolvimento rural adotadas recentemente. O rural de hoje não é mais aquele do passado. Tem-se um novo rural em formação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-18
Como Citar
Lobão, M. S. P., & Staduto, J. A. R. (2018). Perspectivas sobre o Desenvolvimento Rural Brasileiro: notas teóricas. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 39(135), 13–27. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/964
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
