Caminhos da alimentação escolar no Brasil: análise de uma política pública no período de 2003-2004

Autores/as

  • Marcia Cristina Stolarski Secretaria de Estado da Educação - SEED
  • Demian Castro Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palabras clave:

Merenda Escolar, Alimentação Escolar, Política Pública

Resumen

A pesquisa discorre sobre os modelos de gestão adotados, gargalos observados na operacionalização e inovações implementadas. A metodologia
adotada combinou questionário enviado aos coordenadores estaduais e das capitais e dados do Censo Escolar 2004. Os principais resultados revelam que as administrações estaduais e das capitais adotam quatro formas de gestão: centralização, escolarização, mista e terceirização. Entre os principais gargalos
estão o baixo valor per capita repassado, a não inclusão dos alunos do ensino médio e ensino de jovens e adultos na base de cálculo do repasse, a falta de complementação ou complementação insuficiente de recursos pelos governos estaduais e municipais, a ausência de infra-estrutura nas escolas, a falta de merendeiras, e equipe insuficiente para
monitoramento.

Biografía del autor/a

Marcia Cristina Stolarski, Secretaria de Estado da Educação - SEED

Nutricionista, mestre em Desenvolvimento Econômico com ênfase em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, especialista em Gestão de Projetos em Alimentação e Nutrição do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, coordenadora do Programa Estadual de alimentação Escolar no Estado do Paraná na SEED.

Demian Castro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor adjunto do Departamento de Economia da UFPR.

Publicado

2011-05-24

Cómo citar

Stolarski, M. C., & Castro, D. (2011). Caminhos da alimentação escolar no Brasil: análise de uma política pública no período de 2003-2004. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (113), 31–58. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/26

Número

Sección

Artigos