Caminhos da alimentação escolar no Brasil: análise de uma política pública no período de 2003-2004
Palavras-chave:
Merenda Escolar, Alimentação Escolar, Política PúblicaResumo
A pesquisa discorre sobre os modelos de gestão adotados, gargalos observados na operacionalização e inovações implementadas. A metodologiaadotada combinou questionário enviado aos coordenadores estaduais e das capitais e dados do Censo Escolar 2004. Os principais resultados revelam que as administrações estaduais e das capitais adotam quatro formas de gestão: centralização, escolarização, mista e terceirização. Entre os principais gargalos
estão o baixo valor per capita repassado, a não inclusão dos alunos do ensino médio e ensino de jovens e adultos na base de cálculo do repasse, a falta de complementação ou complementação insuficiente de recursos pelos governos estaduais e municipais, a ausência de infra-estrutura nas escolas, a falta de merendeiras, e equipe insuficiente para
monitoramento.
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Publicado
2011-05-24
Como Citar
Stolarski, M. C., & Castro, D. (2011). Caminhos da alimentação escolar no Brasil: análise de uma política pública no período de 2003-2004. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (113), 31–58. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/26
Edição
Seção
Artigos
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