Panorama, tendências e competitividade da indústria de alimentos e de bebidas no Paraná

Autores

  • Daniel Nojima IPARDES

Palavras-chave:

Agronegócio, Indústria alimentar, Competitividade, Desenvolvimento regional

Resumo

O presente artigo expõe um panorama e aspectos competitivos das indústrias paranaenses de alimentos e de bebidas nos anos 90, sendo o resultado de um trabalho realizado em parceria entre o Senai e o IPARDES, o qual contou com um levantamento feito em 207 empresas desses ramos nos meses de maio e junho de 1999. Foram levantados alguns indicadores de competitividade nas áreas de recursos humanos, gestão, produção e inovação. Não obstante o caráter exploratório da pesquisa, seus resultados representam uma primeira compreensão das novas bases de funcionamento dessas indústrias e fornecem elementos relevantes para a elaboração de pesquisas posteriores. Na primeira seção, dedicada ao delineamento de um panorama e tendências, indica-se uma trajetória de diferenciação de produtos em direção a ramos mais sofisticados e aponta-se o contínuo desenvolvimento de cadeias produtivas no agronegócio. Na segunda, apresentam-se os principais resultados da pesquisa de campo, revelando-se aí a coexistência de restrições e virtudes competitivas nas empresas.

Biografia do Autor

Daniel Nojima, IPARDES

Economista, mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Nojima, D. (2011). Panorama, tendências e competitividade da indústria de alimentos e de bebidas no Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (95), 79–87. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/273

Edição

Seção

Artigos