Crescimento Econômico e Recursos Hídricos: um estudo da agropecuária na Bacia do Paraná III
Palavras-chave:
Crescimento econômico. Agropecuária. Recursos hídricos. Bacia do Paraná III.Resumo
O presente artigo busca compreender a importância da água no crescimento econômico em 28 municípios da bacia do Paraná III, dada a demanda desse recurso no setor agropecuário. A demanda hídrica foi calculada com base em estudos da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto das Águas do Paraná e do Operador Nacional do Sistema (ONS). Partindo da principal atividade econômica da região, que é a agropecuária, estimou-se a demanda de água na pecuária e na irrigação. Em suma, a metodologia aplicada revelou que os municípios de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, que impulsionam economicamente a região hidrográfica e tiveram a maior participação na produção agropecuária, foram também os que mais consumiram água no processo produtivo. Assim, o estudo evidencia a relevância dos recursos hídricos para a atividade econômica da região, bem como a importância da preservação desse recurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
